top of page
Foto do escritorMonica Jurado

XAMÃS e CHARLATÃES

Proteção espiritual e cuidados para distinguir quem é quem:

o que você precisa saber


Observo surgirem a cada dia mais e mais xamãs, ayahuasqueiros, curandeiros, médiuns e todo tipo de trambiqueiros que se pode imaginar. Promessas feitas por “profissionais”que não podem ser submetidos a nenhum parâmetro científico.

 

Como se sabe quem é ou não um xamã?

Existem credenciais? Títulos, DRT, órgão regulador?


A resposta é não!

Mesmo os que se intitulam parte de alguma associação credenciadora, não são submetidos a nenhum tipo de prova de eficácia e ética, e sustentar selo de aprovação desses lugares, em geral está mais vinculado ao pagamento de mensalidade do que a certificação de veracidade.


Essa discussão é longa dentro dos meios xamânicos e sempre polêmica, afinal, como considerar um xamã a partir de um TCC e o cumprimento de um currículo escolar? Embora sejam indispensáveis e de extremo valor, escolas de xamanismo são conhecimentos fundamentais e o neófito demanda mais expansão para que alcance o conhecimento magístico, o aprofundamento e a realização mística e meditativa em si.

Se, para esse tipo de expressão no mundo se depende de visões, subjetividade, realização meditativa e ética?


 

QUEM AFINAL PODE SER UM XAMÃ?

 

Se parametrizamos o que cabe ou não cabe nessas manifestações, perdemos sua forma e a semente de como ela deveria surgir: a partir de uma iniciação interna, um sonho iniciático, uma experiência mística.

Entretanto, se não criamos contorno para sua prática, expomos pessoas, em geral com algum nível de sofrimento ou doença, a extorsão e abuso.


Como em qualquer área de atuação, para que nos tornamos experts, precisamos de um longo trajeto, muito estudo, prática, professores qualificados.

Nos caminhos tradicionais, em geral o xamã observa uma criança que manifesta dons para se tornar um xamã, muitas vezes são afastados da família e recebem educação especial, para que no futuro ele possa seguir o caminho.


São muito, muito longos esses processos, dependem de muita dedicação além de talento, mas sobretudo, uma pessoa se torna apta a iniciar sua "medicina"quando o aprendiz recebe iniciações que podem acontecer na vida ou em sonhos, após doenças graves, numa visão do xamã que o acompanha.

 

CATEGORIAS OU MEDICINAS XAMÂNICAS

Existem variações de dons, e portanto “especialidades" que divergem de curandeiro para curandeiro, de xamã para xamã.

Chamamos de “medicina”uma especialidade que alguém manifesta, pode-se ter várias medicinas, mas em geral, há uma principal, que qualifica a área de atuação do xamã.

Vou fazer uma divisão que não é de forma alguma rígida, tampouco pretende ser definitiva, e , para facilitar a compreensão dividi em 3 grande categorias, e algumas subdivisões, lembrando que todas elas abarcam um extenso treinamento e habilidade

 

1- MESTRE DE CERIMONIAL:

Quem são e suas atribuições:

São as pessoas iniciadas que conduzem círculos de comemorações e energia, celebrações, que ensinam cantos sagrados e promovem a condução de danças e ritos sagrados, não sendo considerado um xamã ou curandeiro.

Vi vários desses mestres de cerimônia se autointitularem chamã s após certo tempo de prática. Bem comum também que tamboreiras/os se incluem nesta categoria, podem conduzir círculos com tambores, mas tem conhecimento e abertura limitados.

 

2-CURANDEIRA/O

Quem são e suas atribuições:

Especialistas no tratamento de doenças, sejam elas do corpo, coração , mente ou Alma.

Em geral revelam habilidades marcantes como o trabalho com ervas, minerais, amuletos e adivinhações, elementos da natureza,venenos, chás e beberagens.

Podem ou não utilizar de alteradores de consciência para entrar em sintonia com a doença antes de entrar na mata para encontrar a erva adequada ao tratamento.

Benzedeiras/os e também os impositores de mão, leitura de aura, e técnicas modernas como Reiki, Thetahealing, Barra de Acess, poderiam estar localizados nesta categoria

 

3- XAMÃ

Também os xamãs se diferenciam de acordo com seus talentos e a linhagem de seus mestres, tanto externos quanto internos.

Quem são e suas atribuições:


Possuem conhecimento extenso de teurgia e magia natural. Visionários, cuidam da proteção da "tribo"através de seus poderes, veem o invisível antes que outros o percebam, afastam energias ruins cuja causa está além da doença física, e tem habilidade para buscar pela cura da Alma, o "resgate"de Almas e animais de poder perdidas ou roubados.


São especialistas em exorcismo, na remoção de traumas profundos e dores de origem inexplicáveis, corte e criação de vínculos.

Possuem amplo conhecimento de várias classes de seres e da geografia dos mundos não visíveis.


Compreendem a demiurgia, a mágica que envolve o ato sagrado, a liturgia e são solicitados para as grandes passagens: nascimento e morte, bem como para os ritos iniciáticos e de mudanças como batismo, casamento, etapas da vida.


Para que alguém se torne um xamã, antes de mais nada, deve ter nascido com sinais que apontem para isso, são em geral crianças com ampla mediunidade (embora procure evitar essa palavra por conta de tanto mal entendimento sobre o que significa.


Manifestam desde cedo habilidades que podem passar despercebidas pelos pais e parentes, mas que saltam aos olhos de quem conhece.

Vivem doenças graves, acidentes e quase morte, e retornam deles para poder utilizar seu aprendizado em outros.


Um xamã prevê eventos distantes no tempo e no espaço, descobre o lugar de um animal perdido,prevê perspectivas de pesca e caça, e auxilia no aumento do ganho. Ele também é um curandeiro e um psicopompo , aquele que acompanha os mortos ao seu domínio sobrenatural. Ele cumpre todas essas obrigações comunicando-se diretamente com os espíritos sempre que quiser.


Tem profunda conexão com a natureza e respeito pelas energias e poderes que conseguem perceber além do que os olhos leigos podem alcançar.


Em geral são sonhadores lúcidos e muito da cura que manifestam acontece nas realidades oníricas.

Podem ou não utilizar substâncias alteradoras de consciência, mas mesmo quando não as utilizam , em geral tem amplo talento e “fala “com muitas medicinas.

Podem iniciar e ensinar a outros o caminho do Mistério.


 

Se voce quiser experimentar uma “viagem”xamanica, deixo aqui a sugestão de uma meditação que gosto muito.

Espero que você tenha uma BOA VIAGEM


 

Dúvidas ou vontade de compartilhar seu conhecimento?

Deixe seu comentário, será um prazer te ouvir.





bottom of page