top of page
Foto do escritorMonica Jurado

COMO RECONHECER FALSOS XAMÃS E CURANDEIROS?

9 SINAIS IMPORTANTES E DICAS ESSENCIAIS PARA RECONHECER UM ABUSADOR ESPIRITUAL:

Indícios que podem auxiliar a detectar SINAL VERMELHO, evitar ser exposto a abusos e reconhecer falsos xamãs e curandeiros.

Adolescente olha através de fresta da veneziana, seu olhar demonstra que ele suspeita de algo oculto e desconhecido

Assim como tudo na vida, pessoas éticas e não éticas transbordam ao nosso redor. Talvez a saída seja falarmos mais, desconfiarmos mais.


Esses tipos de falsos gurus sempre existiram, mas estão se proliferando em todos os lugares. Com meia dúzia de informações que eles obtém de forma rasa, esses falsos xamãs e curandeiros conseguem montar um discurso muito persuasivo, somados a ameaças veladas, mentiras e intimidações.


Fique atenta sempre que se aproximar de algum guru espiritual, seja ele vinculado ou não a alguma religião, pois existem falsários e psicopatas nas igrejas, sinagogas, templos, e também proliferam nas formas new age de espiritualidade.


Como identificar que estou nas mãos de um

abusador espiritual?


Fique atenta aos sinais

Eles nem sempre eles surgem como um pensamento elaborado, por isso, a sugestão é abrir “a grande escuta”.


A visão é nosso órgão sensorial mais apurado e, em geral, somos capturados pelas formas do que vemos e esquecemos de colocar atenção aos demais sentidos.

Isso significa sentir outros tipos de percepções mais sutis do que a visão e audição, podemos ouvi-los através do corpo, desconforto sem saber de onde vem, cheiros desagradáveis, sinais diversos do que os que são fornecidos pela mente cotidiana.


Esses tipos de trapaceiros nos capturam pelos olhos, possuem grande poder de coerção e convencimento pela fala, além de usualmente utilizarem de hipnose e conhecimento psicologico.


Para driblar essas possibilidades, nada melhor do que conferir com outros sistemas de sensações e percepções que talvez não estejam sob ilusionismo.

Ilustração de 2 dedos representando ladrões com máscaras carregando sacos de dinheiro

DINHEIRO, INFLUÊNCIA, SEXO E PODER


1- Atenção ao conteúdo das falas:

Em geral, esse tipo de abusador e charlatão nos amedronta com falas como: se você não fizer, nunca será feliz, a dor faz parte do trajeto, o trauma somente será superado se você se submeter, se for embora agora algo muito ruim aconteceria a você, e por aí vai…certa vez escutei de um sacerdote que se não fizesse o que ele propunha eu me tornaria o “exu da vez” seja lá o que ele quisesse dizer com tamanha bobagem. Que ele se entenda com EXU sobre tanta leviandade

Ilustração feita a partir de batatas com rostos assustados  em uma panela, representando pessoas prestes a serem “consumidas” por algo


2- Intimidação

Intimidação é sinal de abuso.

Utilizar o conhecimento espiritual para constranger, humilhar, diminuir nosso conhecimento são sinais vermelhos de atenção.


Pense como se ele fosse um professor, que, ao invés de transmitir conhecimento, transforma suas aulas em falas ameaçadoras, que agem de forma arbitrária e sem explicações. Desconfie se ele de fato é capaz de fazer o que se propõe.

Mulher carregando um livro olha através de uma porta, investigando o que há por detrás dela.

3- Exagero, aparência e cenário do lugar :

Xamãs e curandeiros em geral são exagerados e em seu modo de vestir: muitas cores, simbologias, amuletos, símbolos mágicos que de fato externam a medicina, a trajetória e tradição daquele xamã, mas atenção!


Isso se torna descabido quando retirado de seu contexto original e se tornam o que costumo chamar de cocares de vitrine. Pessoas que acreditam que se vestindo de forma exótica os aproximará do que desejariam ser.


Desconfie de títulos, vestimentas desmedidamente extravagantes ou suntuosas, cocares e insígnias, e mesmo lugares que colocam um ser humano no posto de soberania e deificação.

Palma de uma mão decalcada em tinta vermelha, em sinal de pare!

4- Se eles/as se colocam como alguém que solucionará sua vida por você:


Sinal vermelho!

Seja ele um xamã ou curandeiro, ou mesmo um médico ou mesmo outro profissional da saúde, tenha em mente: a cura depende de nós. O movimento para buscar o tratamento que pode auxiliar em nossas dores é fundamental, mas , precisa de nosso ativo envolvimento para que de fato possa acontecer.

Perfil de mulher envolvida por um emaranhado que parece uma teia de aranha

5-Alteradores de consciência e consumo de beberagens e medicinas:


Nunca é prudente nos entregarmos a nenhum processo que se diga milagroso e definitivo, que utiliza substâncias ou ações onde não nos sentimos confortáveis, ou que imponha restrições e indicações que nos deixam constrangidos.


Estes são locais onde facilmente podemos reconhecer falsos xamãs e curandeiros, e que, infelizmente a cada dia mais e mais proliferam.


Questione o que acontece, porque funciona assim, e saiba claramente quais as regras do lugar. Se qualquer dúvida ocorrer, aguarde. Observe melhor, com mais distanciamento para decidir se vale a pena ou não seguir por esse caminho.

Ilustração de cabeça de onde saem fios de barbante emaranhados sugerindo confusão mental

6 - Desconfie:


De custos exagerados. O xamã contemporâneo não tem mais uma tribo que garanta seu sustento, então é esperado que se atribua valor a um tratamento, até porque isso demanda tempo e energia de quem facilita, mas esteja atenta a filiações obrigatórias, dízimos, a necessidade de outra e outra e outra sessão ou ritual.


Observe caso a caso com distanciamento para saber se os valores cobrados são justos pelo oferecido e se são tratados de forma clara ANTES do tratamento.

Mulher carregando vela e fazendo sinal com a mão e lábios sugerindo silêncio e segredo

7- Segredos:


Se algum curador te solicitar segredo, isso pode ser um péssimo sinal.


Pode ser que se sugira reserva para quem você vai contar, afinal não se trata de algo para colocar na mesa de um botequim, mas solicitar sigilo completo pode revelar que algo suspeito pode estar envolvendo aquele procedimento.

Mulher ruiva deitada sob lençol e parcialmente ocultando o rosto, com os olhos assustados, sinalizando algo inadequado


8 - Sexo e caricias:


ATENÇÃO! Para falas sobre tantra, kundalini, energia sexual que trava a vida, bloqueio que necessita de apalpação, carinhos eróticos.


Negue manipulações genitais, a não ser que esteja consentindo isso, mas atente que NÃO fará diferença em seu tratamento.


Um xamã não precisa nem mesmo tocar uma pessoa, salvo algumas situações específicas, e qualquer atitude em que você sinta seu espaço pessoal ser invadido pare imediatamente.

Palmas da mão de uma mulher ocultando o rosto, com letras escritas em caneta e onde se lê: help me

9 - Hipnotismo:


Se voce recorreu a um cuidado espiritual e de cura, bem possível que esteja em um momento delicado de vida, por isso, o ideal é estar sempre acompanhado de alguém de sua confiança ao participar de atendimento ou ritual para que essa pessoa possa observar com mais distanciamento o que acontece.


Lembre-se que hipnotismo é uma ferramenta bem conhecida pelos falsos xamãs e curandeiros, e, isto merece especial atenção se você estiver sob efeito de algum enteógeno.

Alguns desses falsos xamãs e curandeiros se utilizam dos EAC- Estados Ampliados de Consciência - para incutir subliminarmente ideias e estimular fanatismo e dependência.

Homem de olhos fechados e óculos segura uma máscara sobre a boca, com um sorriso exagerado e dentes expostos, sugerindo que está ocultando algo.

COMO SE DEFENDER DE FALSOS XAMÃS , CURANDEIROS E ABUSADORES ESPIRITUAIS


Temos o direito e devemos questionar, duvidar e recusar qualquer nível de ameaça que possamos perceber.

Na dúvida, interrompa o “tratamento” , converse com pessoas de sua confiança sobre o que acontece e nunca se sinta constrangida a negar qualquer coisa por receio de retaliação dos deuses, orixás, sacerdotes ou qualquer autoridade espiritual, seja ela viva ou simbólica.


Lembre-se que ninguém cura ninguém, que apesar de existirem facilitadores, ao depositar fé cega em algo ou alguém, você pode juntamente estar depositando sua integridade, dinheiro, fé no que está longe de ser de fato acesso um ao Divino.


Todxs temos mestre e guias internos e conhecê-los pode ser muito precioso nesses momentos, onde em busca de crescimento, amparo e alívio de dores e onde ficamos vulneraveis ao esbarrarmos com tiranos, charlatões, mentirosos e impostores de todos os tipos.


NOSSA CRIANÇA INTERIOR ACIMA DE TUDO:

Homem tapa os olhos de uma mulher com suas mãos


Esse tipo de impostor, pode causar danos terríveis, e a pior parte é que esse tipo de experiência nos afasta do caminho de autoconhecimento.


Sentimos um amargor e desesperança sobre qualquer coisa que conduza a espiritualidade e nos fechamos para as verdadeiras possibilidades.


Cuide-se, esteja sempre atento e nunca deposite a sua vida e as dificuldades que precisam ser respondidas por você nas mãos de terceiros, seja lá quem for.

A boa oportunidade para esse tipo de vampirização é nossa fragilidade, e esses falsos gurus são bem ágeis em ler nossas vulnerabilidades. A velocidade com que conseguimos reconhecer esses falsos xamãs e curandeiros pode significar evitar uma dor ainda maior e mais profunda.


Na dúvida, tenha sua criança, a menina ou menino que você foi como parâmetro e nunca ofenda a criança, nunca aceite nada que pudesse machucá-la ou intimidar e sobretudo nunca faça nada que não possa contar as pessoas que te amam verdadeiramente.


Quando fazemos algo que não pode ser compartilhado com pessoas que amamos, isto pode ser um sinal de que algo está errado.


E finalmente, nunca perca a FÉ no Mistério.

Rosto de mulher com expressão de surpresa e parcialmente encoberto por um livro

Existem de fato muitas pessoas de má intenção, mas existem de fato grandes curandeiros e xamãs que talvez possam fazer uma grande diferença, acelerar a cicatrização de nossas dores e a volta pra casa, para felicidade e nosso caminho pelo autoconhecimento.


Comentários são sempre super bem vindos.

Se for confortável para você, compartilhe aqui comigo e com outros leitores suas experiências.

Muitas vezes ao expressarmos as armadilhas que vivemos, percebemos que não fomos as únicas a viver um abuso espiritual e com isso geramos a oportunidade de auxiliar formas de reconhecer falsos xamãs e curandeiros e quem sabe, juntxs iremos denunciando um a um, e desmontado seus cruéis métodos.



Este post foi redigido por Monica Jurado, por favor, ao compartilhá- lo em partes ou no todo citar a fonte.

Imagens Canva Pro.


1 comentário


ariadine.fernandesa
18 de mai. de 2023

Nossa. Quando te conheci se tivesse lido isso, não teria passado pelo que passei. E olha, foi difícil eu me reerguer, além dos ataques atrais que eu continuei levando do lugar e da pessoa. Mas que bom, agora as pessoas podem não passar por isso...

Curtir
bottom of page